02 outubro 2010

Tzolkin (Sincronário Maia)

Descobri uma coisa que mudou a minha visão de vida, principalmente sobre o tempo da minha vida.
Queria-lhes explicar um pouquíssimo, ou somente citar, daquilo que conheci sobre o Tzolkin (o Fractal galáctico do tempo Maia), ou então, o "Calendário Maia".
(Se dizer alguma besteira, por favor, me corrijam)

Primeiramente, podemos refletir sobre a nossa visão do que é tempo.

Claro, nas sociedades atuais ele é dinheiro, mas dizendo assim neste clichê do "time is money" nos parece que esta realidade é válida somente para os capitalistas, os avarentos, alienados, e não para as outras pessoas que tem senso crítico e que vivem a sua vida ter como prioridade o dinheiro. Pois saibam então que, querendo ou não, inevitavelmente nós vivemos e acreditamos que o tempo é dinheiro seguindo a "ordem do tempo" imposta pelo calendário gregoriano que seguimos!
E isso explica-se na história da criação deste calendário.
A própria palavra "calendário" vem do latim, e era o nome do "livro de contas", de empréstimos, de impostos a pagar.
Com a vinda do império romano, e do imperador Júlio César, precisou-se criar um "calendário" organizado para cobrar-se os impostos. Roubando um pouco dos conhecimentos egípcios sobre o funcionamento do sistema solar (representação do masculino), descartando todo o ciclo do sistema lunar (representação do sagrado feminino), e os rituais de solstício e equinócio, criaram um novo calendário, o juliano.
Mas é claro, todo imperador é fodão, e ele no calendário dele tinha que ter um mês só pra ele.
Criou-se então o mês de Júlio = Julho!
E também não poderia ficar de fora que o mês do imperador tinha que ter mais dias do que os outros meses! Mas como se todos os meses tinham, até então, dias iguais?
Fazemos uma pequena gambiarra de alternar 30 e 31 dias e fica tudo certo!
Mas, logo depois, veio outro imperador, o Augusto, e pra não ficar pra traz, também quis ter um mês só seu!
Sem problemas!!! Surge então o mês de Augusto = Agosto!
E ele também tinha que ter 31 dias!
Vish...vai faltar um dia né? Vão ficar 2 meses seguidos com 31!
NÃO TEM PROBLEMA! Tira um dia de fevereiro!!! Ninguém nem liga pra esse mês mesmo... e pronto!
Gambiarra!!!!!!!!!!!!

Já pararam pra pensar que "setembro" deveria ser o mês 7, "outubro" o mês 8, "novembro" mês 9 e "dezembro" mês 10?!
Está aí a explicação, acrescentou-se dois meses a mais no nosso tempo.
Por isso "setembro" é nove, e assim por diante.

Mas como assim simplesmente o homem mudou a ordem do tempo???

O tempo é um ciclo natural, eterno, infinito, imutável.
Nós, seres humanos, fazemos parte deste ciclo assim como a Natureza.
Vivemos no planeta Terra que tem um número finito de átomos e moléculas, e os átomos e moléculas que nos constituem são exatamente os mesmos que formam todo o planeta, e as leis e forças e ciclos que o planeta e a Natureza passam, nós também passamos. E está aí o problema de seguirmos um calendário desajustado com os ciclos naturais que nos regem e influenciam.
Conforme toda a formação da nossa história, e o desenvolvimento do homem, houve a mecanização da nossa noção de tempo, e do nosso comportamento humano.
E se o dia fôsse contado em uma outra medida não os minutos, segundos e horas?
De onde surgiu a idéia de que o tempo, a sucessão dos ciclos naturais, a vida em si mesma, poderia ser contada por uma divisão (humana) de ângulos em um círculo de 360º?
E nós vivemos conforme o tempo que contamos, que cronometramos.
Agimos em cima do relógio.
Nossa vida é extremamente determinada por este tempo onisciente!

E é por acreditar que o ciclo natural do nosso corpo, do planeta terra, da lua, do sol e universo, deva ser respeitado que teóricos se deram ao trabalho de estudar o calendário maia. Ou, mais corretamente "Sincronário" Maia, pois é um "sincronizador" entre a vida humana e os ciclos do universo, chamado de Tzolkin.

Ele é baseado no ciclo da lua, que faz uma trajetória circular helicoidal ("espiral") em torno da Terra, de 13 em 13 "meses", por isso possui 13 meses lunares, de 28 "dias" cada um.
Para cada dia, considera-se um "kin", que seria a significado da soma das influências das energias que o universo nos envia, a lua, o sol, etc...
(Cada um nasceu em um "kin", ou seja, influênciado sobre determinadas energias e períodos do ciclo do universo) que é semelhante ầ nossa contagem do que é "dia".
Consideramos o dia, o mês e o ano.
O kin é a mesma coisa, só que considera-se o kin, a lua, e o "ano" (que o Tzolkin representa).
O ano do Tzolkin é uma parte do ciclo de rotação da galáxia inteira, que também gira em torno de uma estrela, e em uma trajetória circular de 26.000 anos (gregorianos).

Sei que é complicado, mas não é tanto.

E por isso todo o desespero por conta de 2012.
Porque na conversão Sincronário Maia, 2012 seria o ano que a nossa galáxia começaria um "novo dia".
Pense no planeta terra como a galáxia inteira, e o sol.
A galáxia também tem dias e noites, pois também gira em torno de uma estrela em trajetória circular, e, após a noite de 26.000 que estamos vivendo, estima-se que 2012 iniciará um novo dia.

E depois disso existem o sensacionalismo e um monte de blábláblá que foi distorcido em cima das profecias maias deste novo dia.

Então, se lhe ajudei pelo menos a refletir sobre o assunto, insisto que estudem sobre ele, porque na internet tem MUITO material bom, infelizmente a maioria em inglês, (porque se investe muito em pesquisa no Brasil sobre assuntos considerados "inutilidades de humanas" (pensem nisto na hora de votar)), e pra ajudar, vou deixar links de fontes muito boas pra pesquisar e entender sobre o funcionamento do Sincronário.
Quem quiser discutir comigo, ou pegar alguns livros em pdf, ou o próprio Sincronário (com conversor!) comigo, me manda um e-mail, ou um recado no orkut, ou um tweet que eu envio os arquivos que tenho no pc com o maior prazer, ok? (Se fuçarem no blog vão achar alguma maneira de me encontrar).

Links:



Para calcular o kin e outras coisas mais recorrentes disto:

E não deixem de ver essa animação que fará vocês dizerem -"aaaaaah agora entendi!':

Obrigada!


Obs. Descubram o seu kin e o seu mantra pessoal, estudem sobre isso, até terem certeza de que é a maior bobeira que já perderam o tempo estudando.
Conhecimento sobre si mesmo nunca é demais, já diria nosso filósofo bem contemporâneo, Sócrates.