09 dezembro 2009

O Enem e a ética

O Enem, que feito neste sábado e domingo, trouxe como tema da redação "O indivíduo perante a ética nacional". Um ótimo tema, que aliás me lembrou o meu último post, haha, Pensamentos à Venda também é indicado para vestibulandos!
Não querendo ser muiito chata, mas é que vejo um problema...
"Quem" é o ENEM pra querer vir questionar sobre ética?
A expectativa da banca era que na redação o aluno chegasse a conclusão de que a iniciativa de mudança da ética nacional deveria começar com atitudes individuais.
Concordo que há a iniciativa de se fazer um Enem "melhor" e mais "difícil" (será realmente que uma prova extremamente extensa é o melhor método de dificultar a prova e avaliar o aluno?)
Mas como querer criticar a ética nacional e a corrupção, se o próprio Enem é uma prova corrupta?!
Eu não daria outro nome para uma prova que tem perguntas que necessitam um nível de escolaridade baixíssimo, somente pra mostrar pro povo que o ensino no Brasil está ótimo!
De que adianta avaliar a educação em cima de uma prova ridícula?
Sinceramente, a nossa educação é uma bosta.
Eu sei que pode parecer ofensivo, eu mesma não cheguei nem perto de gabaritar a prova, mas eu também sei que, no mínimo, eu deveria ter a capacidade disso.

A nossa educação não serve pra mais nada além de fazer o aluno decorar bilhares de informações uma vida inteira para, no final, passá-lo no vestibular!
Depois de ser alfabetizado castrativamente, ele finalmente consegue ir para uma faculdade...E de quê adianta ter uma boa faculdade se a sua formação de base foi ruim?
Como investir nas faculdades se elas estão cheias de alunos semi-analfabetos?!

Será que é tão difícil perceber o motivo que leva a contninuar fazendo com que esses alunos passem a vida inteira desenvolvendo projetos acadêmicos, sem criatividade e inovação alguma???
Para alienar e continuar levando o Brasil do jeito que está!
...Do mesmo jeito que sempre esteve, desde quando a corte portuguesa fugira pra cá. Desde que o Brasil é Brasil!

E a culpa? É toda nossa!
Pois temos conciência suficiente de saber criticar os maiores e mais hipócritas problemas sociais, e continuamos a ser brasileiros inertes, que esperam e culpam da prole a sua falta de consciência sobre a sua própria falta de educação.

Um comentário:

PainfullTeenager disse...

Eu pretendia ler o blog todo e só comentar no ultimo post pra avisar que li mas esse post merecia o comentario, isso vem desde antes de o Brasil ser Brasil, nossa educação é pessima desde os tempos de Vera-Cruz.

Nota: Enem realmente não é um bom metodo de avaliação de capacidade do aluno mas se torna a prova que testa quem de nós não tem preguiça então. =(