06 março 2009

Escola nos ensina o quê?

Nós, e quase o todo o resto do mundo vai a escola quando faz seus primeiros aninhos de idade e só saimos dela quando estamos com quase 20 anos.
(Considerando só até o ensino médio, fora a faculdade, pós graduação, mestrado, doutorado e etc.)
Passamos todos estes anos aprendendo a Química, a Matemática, a Gramática, a Biologia, a História...
E me diz, pra quê?
Eu, que sou de Humanas, vou usar a teoria de Linus Pauling em alguma coisa na minha vida a não ser para passar no vestibular? De quê me serve?
O que eu aprendi na escola para minha vida? NADA! NADA NADA NADA!!!
Fico feliz da Sociologia e da Filosofia terem entrado obrigatoriamente na grade do ensino médio.
Mas quê Filosofia e quê Sociologia vão ser ensinados? Só a teoria. Só pra passar no vestibular.
Não vão ensinar os alunos a pensar, vão ensinar os alunos a decorar as teorias de Platão, Sócrates, de Karl Marx, de Durkheim! Mais uma carga de teoria a ser decorada!
Sou totalmente contra o sistema de ensino atual.
Me diz como seria se soubéssemos Direito desde pequenos?
Sim! As NOSSAS leis, que todos temos que seguir, que regem a nossa sociedade!!!
Ninguém sabe! Ninguém nos ensina! Imaginem o quanto isto é importante.
Me diz como seria se aprendêssemos sobre todas as culturas do mundo e cada um pudesse escolher a sua?
Estou falando do mundo em que vivemos!
Não estou falando de teoria, estou falando de prática.
Eu não concordo com ter que saber sobre os processos super específicos de cada matéria sendo que não me servirá de nada.
Gente, isso é globalização, massificação, uniformização.
Estamos saindo todos robôs uniformizados (literalmente) da escola e da faculdade e caminhamos para sermos mais algumas máquinas que movimentam a economia. Porquê é assim?
Ninguém nem sabe que pode existir outro jeito de ser...está tudo tão bom assim.

Um comentário:

anninha disse...

ah...mais é claro q jamais eles ensinariam direito na escola...fazer um ser crescer com senso crítico?nunca! e o governo como fica nessa? fazer o jovem ver e crer que muitas coisas são falhas, que não saem do papel...obviamente é uma coisa muito perigosa...ps. mah tô adorando seu blog (: