24 abril 2008

O ar dos nossos filhos

Vivemos em um mundo capitalista, que contém um enorme mercado mundial e atualmente também uma enorme preocupação na preservação do meio ambiente, que anda cada vez mais devastado.

O Brasil é um dos países afetados, onde os índices de desmatamento são imensos e preocupantes, pois no nosso país temos uma grande área florestal, dentre elas a maior floresta do mundo, a Amazônica, que é constantemente ameaçada.

Mas como conciliar os interesses em conflito?

De um lado temos as fábricas, empresas, e companhias querendo produzir cada vez mais, muitas vezes ilegalmente, sem se preocupar com os problemas que podem gerar como a poluição do ar e dos rios, o desmatamento e a degradação da fauna e da flora, algumas dessas pessoas defendem a tese que a principal preocupação de um país deve ser o desenvolvimento do mesmo, afrouxando assim as leis ambientais. E do outro lado temos a própria população e o mundo em geral se preocupando e alertando com o nosso futuro e com os recursos naturais a serem dizimados para sempre.

Mas a natureza é de um valor inestimável, e muitas espécies de animais já foram extintas pela ganância individualista do homem de ganhar cada vez mais dinheiro, e os resultados são visíveis. Se a sociedade continuar se aproveitando da natureza no mesmo ritmo em que vamos hoje, possivelmente o mundo não aguentará, como já vemos, por exemplo, pelo aquecimento global causado pela grande emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

Em prova de que uma preservação pode ser aplicada na prática, muitas empresas e pessoas já se conscientizaram sobre o assunto e mudaram o seu ritmo e o seu estilo de vida com gestos simples, e que fazem diferença, para conciliar o bem estar e a preservação.

Isso é o resultado de pessoas com uma visão inteligente de mundo para o futuro, prezando pela vida das próximas gerações.

*Faça um filho, escreva um livro e plante uma árvore.
*A vida sempre terá problemas, o que faz você diferente é o modo como enfrenta eles.

Nenhum comentário: