19 janeiro 2008

Quem decide o que é certo ou errado?

Estava eu, olhando para o oceano quando pensei na sociedade em que vivemos...
Péssima sociedade.
Quem será que no mundo estaria com os mesmos pensamentos que eu?
Ninguém.Somos únicos no mundo(ou pelo menos deveríamos)!
Um mundo com mais de 6 bilhões de habitantes tenho a certeza de só haver eu com as minhas idéias.
Pois bem...uma sociedade precisa de um governo.E como construir uma sociedade respeitando a diferença de todos?Todos somos tão diferentes e únicos...
Precisamos de liberdade de escolha e igualdade de informação, poderíamos assim chegar em um concenso pela idéia da maioria...As mesmas oportunidades e com os mesmos direitos...mesmo assim ainda haveria pessoas que se aproveitariam!
Por mais que a idéia de governo nos possa ser boa, vão haver pessoas que se aproveitarão de alguma forma do seu ideal.(Porque não relacionar isso ao Che?)
Até que ponto se pode formar uma sociedade igualitária sem líderes?
Será que dá pra uma massa grande de pessoas concordarem com a mesma coisa?
Precisamos de educação igualitária.Mas quem nos educaria?Ebaseado em quais princípios?
Como educar sem alienar?Como decidir o que é certo ou errado?!
Como saber se os nossos princípios são certos?!Como fazer uma grande massa pensar igual mas sem a tornar igual!?

Quem sabe um dia eu consiga responder essas questões...

*

3 comentários:

Eduardo Azevedo disse...

É isso ai Mah. Com certeza, hoje em dia há muita inversão de valores, pessoas que agem errado pensando que estão agindo certo. O que precisamos é que essa mensagem de paz, igualdade e harmonia, chegue a todos , para que percebam a grande diferença entre o certo e o errado!

continue assim

xD

beijos

Unknown disse...

nossa, tipo, vc me deixou sem palavras! adorei seu blog e acompanharei periódicamente, tenho certeza que se o mundo pensasse como você, seria bem melhor...

parabens, muito lindo seus posts... queria que o mundo tivesse mais pessoas como você :)

Nilton Apolinário disse...

Mais uma questão então:
O que é certo e o que é errado?

Pra vivermos em conjuntos foi preciso nos organizarmos, criamos sociedades, valores, leis. Criamos poderes, elegemos representantes (algumas vezes nos auto proclamamos reis) criamos a propriedade, regularizamos as posses, uma, duas, dezenas de vezes a regularizamos denovo. Separamos os poderes, criamos três, e elegemos mais de cem. Criamos a imprensa, achamos que assim fiscalizariamos melhor já que o nosso mundo cresceu. Organizamos estados, os industrializamos, e criamos mais leis. Regularizamos o trabalho, enquanto alguns se escravizariam por livre vontade, outros ficavam o duro trabalho de regularizar mais uma vez as formas de exploração. Mas tudo de comum acordo, nada jamais forçado, imposto, proclamado, salvo algumas excessões. Aliás sim, nos impomos, nos proclamamos donos do planeta e julgamos por certo que tudo que há nele seria nosso de direito também, e por isso poderia ser utilizado, gastado, desperdiçado e acabado. Pois se está a acabar. E acabamos. Julgamos estarmos certos. Podia haver erros, afinal, nos organizamos, nos socializamos, somos uma sociedade, Capitalista, Socialista, mas jamais fomos Humanistas, o que ajudaria mas melhor seria se fossemos Planetistas e pensassemos também nas outras formas de vida. Nos organizamos, mas esquecemos de não desorganizar as outras coisas que tanto se demorou pra organizar também. Estamos errados? Eu nunca soube o que era dentro ou fora da lei que eu mesmo criei. Jamais estarei tão mais correto.