13 abril 2011

Em resposta ao comentário de Tania na postagem de Realengo;

Primeiramente, obrigada por comentar no blog.
O intuito dele é realmente gerar este conflito e essa revolta interna nos leitores, já que estou aqui para vender meus pensamentos à preço de sua ignorância.
E o fato de comentar é uma demostração que você pode estar disposta a argumentar sobre este assunto, e comprar não só meus pensamentos mas os daqueles que também os expõe aqui (obrigada pras outras pessoas que também comentaram em resposta).

Peço então que me entenda e compreenda, e me leia;

Quero começar puxando um ponto filosófico no qual talvez não me entenda, mas que lhe sirva de reflexão no seu comentário:
"Eu, o resto do Brasil e do mundo, concorda plenamente com as palavras usadas por Cabral"

Você, o resto do Brasil, e o mundo inteiro são a mesma pessoa?
Por que o seu pensamento e personalidade estão dissolvidas dentro dessa multidão?
Quem está por trás do pensamento dessa pessoa chamada Brasil???

Não, minha filha não morreu logo depois de sair cedo de casa.
E não, apelos emotivos e sensacionalistas provindos somente do marketing midiático manipulador me comovem muito menos do que ver todos os dias crianças aos montes que nem casa tem, e que são INVISÍVEIS aos olhos da MULTIDÃO chamada Brasil e resto do mundo, e principalmente daquela TV que você assiste todos os dias.
Assim como este e todos os problemas sociais que se configuram na nossa sociedade, que sempre serão invisíveis àos olhos do senso-comum, das pessoas sem educação que configuram aquilo que chamamos de: massa.
Quero que perceba isso.
Não sou insensível à morte das pessoas, e é justamente por isso que eu afirmo com TODA a segurança e firmeza do mundo a minha critíca ao pensamento RIDÍCULO de chamar um ser humano de animal.
Quero que perceba, que você está julgando uma pessoa a partir do ponto de vista de todo o Brasil e do mundo, mesmo mundo esse que condenou os negros à escravidão por considerá-los como animais, mesmo mundo este que apoiou Hitler em julgar os judeus como animais inferiores, mesmo mundo este que divulga agora que os psicopatas são animais.

Quando vamos perceber que NENHUM SER HUMANO É INFERIOR AO OUTRO?
QUANDO?!
(E, nem quero tocar muito neste assunto, mas como 'nota de rodapé': quando vamos perceber que os animais não são inferiores ao ser humano?!)
Me diga quando vamos perceber o quão iguais todos somos biologicamente, e que isto somente nos caracteriza com a complexidade e diversidade que realmente temos em todos os sentidos?


Quando vamos abandonar a visão preconceituosa e superficial de se julgar um acontecimento da maneira mais fácil de se fazer -aquela pessoa é um animal idiota, pronto, estou contente já que isto não me afeta a inércia intelectual.

Quantos destinos não foram interrompidos na vida de um psicopata que sempre teve somente desprezo e ignorância vindos da sociedade?
Quantas famílias não tiveram sequer vida digna para construir qualquer tipo de destino a não ser apenas sobreviver?
Quantos destinos não foram interrompidos na vida dos indígenas extintos, dos negros, dos não-arianos, de todas as populações que sofreram com a prepotência e arrogância do homem?

Mas então, segundo a sua lógica, não há problema nenhum nisso já que as mortes se justificam pelo fatos deles serem julgados como animais na época né???
Que bom!

Bem, revertendo a sua lógica para você mesma, "só um animal irracional para comentar tal insanidade com tamanha frieza"...

Não use da sua falta de conhecimento, e desprezo com todas as pessoas que lhe são diferentes e mais complexas que você, para simplificar e vomitar ódio em cima de um problema social muito maior que o caso de Realengo.

Não use da sua insensibilidade para ignorar tudo que constitui o comportamento de um SER HUMANO, pois acredito, pela sua fala (e gostaria que eu esteja errada) que você também nunca deu um beijo em uma pessoa suficientemente traumatizada por uma vida bem diferente da sua, à qual nunca lhe pediu atenção.

E repito:
"Também não estou criticando o governador.
Ele é só um reflexo da nossa mentalidade séc XIX, que ainda acredita em "excessões de humanidade" à todos aqueles que preferimos ignorar."

...Ah!
E só um comentário pessoal, como não fui no texto inteiro, quanto à sua crítica, também pessoal: "Só um animal irracional para comentar tal insanidade com tamanha frieza."
Eu dedico a minha racionalidade inteira para comentar e estudar com tal profundidade isto, a ponto de dedicar toda a minha vida para querer mudá-la.
Sou cientista social, graduanda da Unicamp.
Obrigada!

"An eye for an eye will make the whole world blind" - Mahatma Gandhi

("Há sempre algo por trás do aparente" - a frase que sempre esteve ali do lado esquerdo no blog, em cima dos slides ilustrativos.)

Nenhum comentário: