14 junho 2009

Dia dos namorados!

(Não ao consumismo e sim a simplicidade!!!)

Há muitas histórias para o dia dos namorados, mas a mais aceita é a história do Dia dos namorados vem da Idade Média e suge com o bispo Valentim. (Por isso em alguns paises o nome é "Dia de São Valentim")

Diz a história que Valentem lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, sendo que era melhor que os soldados fossem solteiros e não se "prendessem" por suas mulheres e filhos. Além de continuar celebrando casamentos, ele casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. Tendo se recusado a renunciar ao Cristianismo, Valentim foi condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor.

No Brasil, a data provavelmente surgiu no comércio paulista quando o publicitário João Dória trouxe a idéia do exterior e a apresentou aos comerciantes, que depois foi assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim: incentivar a troca de presentes entre os apaixonados. Como junho é um mês de vendas baixas, eles decidiram comemorar a data nesse mês.
Que romântica manipulação de massa!

Nenhum comentário: